Musse de chocolate com manjericão e limão

Musse de chocolate com manjericão e limão

Ingredientes 

Musse . 1 xícara de leite
. 4 de xícara de folhas de manjericão prensadas na xícara
. 3 gemas 
. 2 colheres (sopa) de açúcar
. 2 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor incolor (6 g)
. 2 colheres (sopa) de água (30 ml)
. 100 g de chocolate amargo
. 150 g de chocolate ao leite
. 350 g de creme de leite batido em picos moles
. 2 colher (chá) de casca de limão ralada 
Calda de chocolate e limão
. 100 g de creme de leite fresco
. 100 g de chocolate amargo
. Suco de 1 limão
Cumbucas de chocolate . 800 g de chocolate meio amargo temperado
. Minibalões 
Caramelo  . 1 xícara de açúcar
. 2 xícara de água
. Gotas de corante alimentício verde (opcional)
Acessórios  . Minibalões de festa
. Saco de confeitar com bico pitanga médio

Modo de preparo

MusseFerva o leite e adicione as folhas de manjericão. Deixe em infusão por 15 minutos, coe e meça na xícara novamente. Complete se tiver evaporado. Misture as gemas como açúcar e junte o leite a essa mistura.
Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Não ferva. Polvilhe a gelatina sobre a água e deixe hidratar por cinco minutos. Leve ao fogo em banho-maria até se derreter. Adicione os chocolates picados à infusão de leite e misture até se derreter.
Em seguida adicione a gelatina dissolvida e misture bem. Deixe esfriar. Bata o creme de leite fresco até obter picos moles e incorpore ao creme de chocolate. Junte as raspas de limão e misture delicadamente.
Calda de chocolate e limãoFerva o creme de leite e junte o chocolate picado. Misture e junte o suco de limão. Deixe esfriar e reserve.
Cumbucas de chocolateEncha os minibalões e mergulhe-os no chocolate temperado até cobri-los pela metade. Deixe escorrer o excesso e coloque sobre papel-manteiga. Deixe na geladeira até endurecer. Fure o balão e retire-o de dentro da forma de chocolate.
Caramelo Na panela, misture o açúcar com a água e leve ao fogo médio, mexendo, até ferver e o açúcar se dissolver. Pare de mexer e ferva até atingir ponto de bala dura (respingue um pouco da calda em um copo com água fria. Deverá se formar uma bola firme).
Não deixe a calda escurecer. Junte o corante, misture e, sobre uma superfície untada com manteiga, despeje fios da calda com uma colher, formando desenhos. Deixe esfriar. Retire com cuidado e reserve.
MontagemColoque a musse no saco de confeitar e preencha a cumbuca de chocolate. Coloque um pouco da calda de chocolate com limão e deixe gelar por quatro horas. Decore com ramos de manjericão e, se desejar, enfeite também com um caramelo duro.
Dica: para que o chocolate derretido mantenha o seu brilho e a sua consistência ao endurecer é necessário fazer a temperagem do  chocolate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Fundador Antoniel